Carregando agora

Genial/Quaest: 41% dos brasileiros veem efeitos positivos da COP30, e 41% acham que não fará diferença

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (11/11) mostra que os brasileiros estão divididos sobre os possíveis impactos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças do Clima (COP30), que deu início em Belém (PA) e ocorrerá entre os dias 10 a 21 de novembro de 2025.

De acordo com o levantamento, 41% dos entrevistados acreditam que o evento “trará resultados positivos para o Brasil”. A mesma parcela (41%) avalia que a conferência “não fará diferença”. Já 7% veem possíveis efeitos negativos e 11% não souberam ou preferiram não responder.

O estudo também investigou o grau de conhecimento da população sobre o evento. Mais da metade dos brasileiros (51%) afirmou ter ficado sabendo agora que a COP30 será sediada em Belém, enquanto 48% disseram já saber da realização. Apenas 1% não soube ou não respondeu.

📊 Percepção dos brasileiros sobre a COP30 (Genial/Quaest):
➡️ 41% — Acreditam em efeitos positivos
➡️ 41% — Acham que não fará diferença
➡️ 7% — Veem efeitos negativos
➡️ 11% — Não souberam ou não responderam

Realizada entre os dias 6 e 9 de novembro, a pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A COP30 marcará o início das discussões políticas sobre o clima e deve definir o tom das negociações globais ao longo de duas semanas. Na primeira, representantes e negociadores dos países estabelecem prioridades e apresentam propostas de ação. Na segunda semana, ministros e autoridades costumam se reunir para fechar acordos finais, que incluem aspectos legais e técnicos voltados ao enfrentamento das mudanças climáticas.

Foto da matéria em destaque: Local de realização da COP 30 no Parque da Cidade, área onde funcionava o antigo aeroporto de Belém. Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil.

Share this content:

Publicar comentário