Filho de Renato Russo aciona Partido Novo por uso indevido de música da Legião Urbana em evento com Zema: ‘Insulto à memória do meu pai’
O produtor cultural Giuliano Manfredini, responsável pela gestão dos direitos da banda Legião Urbana e filho do cantor Renato Russo (líder, vocalista e fundador da banda Legião Urbana) enviou uma notificação extrajudicial ao partido Novo após o uso não autorizado da música “Que País É Este“ durante o lançamento da pré-candidatura de Romeu Zema (NOVO-MG) à Presidência da República, realizado no último sábado (16/08), em São Paulo.
A notificação, emitida pela Legião Urbana Produções Artísticas — empresa que detém os direitos autorais das músicas e da marca da banda — alega violação de direitos autorais e uso indevido da obra sem qualquer tipo de autorização prévia.
Segundo Manfredini, “o partido não solicitou permissão para utilizar a canção, e mesmo que tivesse feito o pedido, este teria sido negado”. O produtor afirma que “não há alinhamento político entre os valores defendidos por Renato Russo e o posicionamento do partido Novo ou de Romeu Zema”.
“Mais uma vez a extrema direita insulta a obra do meu pai, a memória dele, e faz uma afronta aos direitos autorais”, declarou Manfredini ao jornal Folha de S.Paulo. “Ultimamente, a música tem sido usada pela extrema direita, que usa de forma ilegal várias obras que não condizem com os valores perpetrados por nós.”
Durante o evento, Zema fez críticas ao presidente Lula (PT), ao Partido dos Trabalhadores e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Manfredini destacou que “Que País É Este” é uma música crítica à ditadura militar e a regimes autoritários, e que não faz sentido seu uso por grupos políticos que, segundo ele, não compartilham dos ideais refletidos na obra.
Em declaração o Partido NOVO alegou que até a segunda-feira (18/08), seu departamento jurídico ainda não teria recebido a notificação.
Lançamento da pré-candidatura de Romeu Zema (NOVO-MG) à Presidência da República, na matéria em destaque. Crédito: Divulgação/NOVO.
Share this content:
Publicar comentário