Carregando agora

Vice-presidente da Câmara promete pautar anistia na ausência de Hugo Motta

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Cortes (PL-RJ), afirmou nesta terça-feira (05/08) que irá pautar o projeto de anistia a investigados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 assim que assumir interinamente a presidência da Casa, na ausência do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB).

“Diante dos fatos que se apresentam, eu quero registrar aqui — e já comuniquei ao presidente Hugo Motta — que no primeiro momento em que eu exercer a presidência plena da Câmara dos Deputados, ou seja, quando Hugo Motta se ausentar do país, eu irei pautar a anistia”, disse Cortes em entrevista, sob aplausos dos parlamentares presentes.

Para o vice-presidente da Câmara, pautar a proposta seria um gesto de “pacificação nacional”:

“Precisamos pacificar, não precisamos de guerra. A deputada Carol de Toni, trouxe aqui todos esses fatos que estão sendo revelados e me parece que esta semana terão outros fatos que o Brasil, à imprensa, nós parlamentares e o judiciário não podem ignorar”, declarou Cortes.

Cortes também comparou o momento atual ao período da Operação Lava Jato, citando “vazamentos combinados entre Ministério Público e juiz”, numa crítica velada as atuais investigações.

“Nós não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo. Eu vou me ater a essa pauta, a esse assunto”, concluiu Cortes.

A iniciativa de Cortes, caso levada adiante, pode colocar em rota de colisão o Legislativo com o Supremo Tribunal Federal (STF) e ampliar a crise institucional.

Foto da matéria em destaque: Vice-presidente da Câmara, Altineu Cortes. Imagem: Foto da entrevista coletiva.

Share this content:

Publicar comentário