Carregando agora

Trump vincula apoio econômico dos EUA a economia da Argentina à vitória eleitoral de Milei

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou claro nesta terça-feira (14/10) que o apoio financeiro norte-americano à Argentina está diretamente condicionado ao futuro político do presidente argentino, Javier Milei.

Durante encontro na Casa Branca, Trump declarou “apoio total” ao líder argentino e sinalizou que a continuidade da ajuda econômica dependerá de sua permanência no poder.

“Você vai ganhar a eleição. Nós vamos apoiá-lo. Eu vou apoiá-lo hoje — apoiá-lo totalmente”, afirmou Trump, ao lado de Milei.
“Estou com este homem porque sua filosofia está correta. Ele pode vencer ou não. Mas acho que ele vai vencer. E se vencer, continuaremos com ele. Se não vencer, estamos fora.”

Trump reforçou a justificativa estratégica para o apoio financeiro, afirmando que estabilizar a economia argentina é também um interesse nacional dos Estados Unidos.

Por fim, Trump revelou ainda o desejo de visitar a Argentina, reforçando a aproximação pessoal com o líder sul-americano.

O secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, que também estava presente no encontro desta terça-feira, já havia anunciado na semana passada um resgate de US$ 20 bilhões à Argentina, em resposta à forte desvalorização do peso argentino e ao desempenho decepcionante do partido La Libertad Avanza nas eleições do mês passado.

“Não queremos outro país falido ou liderado pela China na América Latina. Estabilizar a Argentina é ‘America First’”, escreveu o Bessent no X, na última sexta-feira (10).

Bessent também elogiou ainda na semana passada, a política econômica de Milei e disse acreditar que o argentino está tentando “quebrar 100 anos de ciclos ruins” no país.

Foto da matéria em destaque: Milei e Trump.Foto-Youtube-CNN.

Share this content:

Publicar comentário