Trump critica Brasil e chama país de ‘péssimo parceiro comercial’
Em mais uma declaração polêmica, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou o Brasil como um “péssimo parceiro comercial”, nesta quinta-feira (14/08) durante conversa com repórteres na Casa Branca. A crítica, centrada na política tarifária brasileira, foi feita no contexto de relações comerciais internacionais e possíveis aproximações de países latino-americanos com a China.
A declaração foi dada enquanto o presidente comentava sobre os desafios comerciais enfrentados pelos EUA com países emergentes. Segundo Trump, a relação bilateral entre os dois países tem sido desfavorável para os norte-americanos, principalmente por conta da política de tarifas de importação adotada pelo Brasil.
“O Brasil tem sido um péssimo parceiro comercial em termos de tarifas. Como vocês sabem, eles nos cobram tarifas altíssimas, muito, muito mais do que nós cobrávamos deles”, afirmou Trump.
Questionado sobre a crescente aproximação de países latino-americanos com a China — incluindo o Brasil — Trump minimizou os efeitos dessa mudança no cenário geopolítico e econômico:
“Não, não estou preocupado nem um pouco. Eles podem fazer o que quiserem, eles não estão indo muito bem”, disse, referindo-se ao desempenho econômico de países como o Brasil e a China.
Trump aproveitou a oportunidade para enaltecer o desempenho econômico dos Estados Unidos durante sua gestão, dizendo que o país está “indo melhor do que qualquer outro” e “impressionando todo mundo” com seus indicadores.
Foto da matéria em destaque: Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Crédito: Redes Sociais.
Share this content:
Publicar comentário