Trump afirma que sexo é imutável, proíbe banheiros neutros e corta recursos para transexuais
Foi assinada, nesta segunda-feira (20), pelo presidente Donald Trump, nos Estados Unidos, duas ordens executivas. Uma se refere a “restaurar políticas tradicionais” e define sexo como uma classificação biológica imutável. A outra ordem executiva trata da obrigação de que espaços públicos definam claramente masculino e feminino, proibindo banheiros neutros.
A ordem executiva de Donald Trump retira investimentos públicos para o tratamento de pessoas transexuais; nenhum recurso será utilizado para procedimentos destinados as pessoas que não se identificam com o gênero atribuído ao seu sexo biológico, recursos públicos como: “cirurgias e terapias hormonais”.
Trump criticou e prometeu a extinção de programas de diversidade e inclusão instaurados nos EUA e afirmou:
“Esta semana, também encerrarei à política governamental de tentar incorporar socialmente questões de raça e gênero em todos os aspectos da vida pública e privada. Vamos construir uma sociedade que não enxergará duas cores e que seja baseada no mérito”, afirmou o republicano.
As ordens executivas são semelhantes aos Decretos presidenciais do Brasil, permanecendo ativas até que sejam canceladas, julgadas ilegais ou revogadas pela Justiça.
A Casa Branca instruiu o Departamento de Estado, o Departamento de Segurança Interna e outras agências a removerem as opções “não binário” ou “outras” de documentos federais, como passaportes e vistos. Essa decisão gerou forte reação entre entidades que defendem os direitos das pessoas trans.
O grupo Advocates for Trans Equality se manifestou nas redes sociais nesta segunda-feira (20), afirmando:
“Hoje é um dia difícil para a nossa comunidade. O novo governo atacou a vida de pessoas trans, a saúde e a dignidade […] Nos próximos meses, dar apoio e suporte para cada uma (das pessoas trans) será mais importante do que nunca”.
Donald Trump na foto da matéria em destaque. Imagem: Divulgação/Instagram.
Share this content:
Publicar comentário