Carregando agora

TRE-SP atende pedido do PSOL, cassa mandato de Carla Zambelli e torna a deputada inelegível; cabe recurso

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou nesta quinta-feira (30) o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por 5 votos a 2. Cabe recurso da parlamentar.

Além de perder o mandato, a deputada foi condenada à inelegibilidade por oito anos, contados a partir das eleições de 2022.

Após a decisão, a parlamentar afirmou que a medida não tem efeito imediato e classificou o ato como “clara perseguição política”. Veja abaixo a nota da deputada:

A ação que levou à cassação da parlamentar foi movida pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que acusa Zambelli de “espalhar fake news para obter apoio político, especialmente sobre o sistema eleitoral”.

Além disso, o PSOL também pediu a cassação no Conselho de Ética da Câmara, citando a possível participação de Zambelli na suposta tentativa de golpe de Estado em 2022, com base em investigações da Polícia Federal (PF).

Parlamentares da oposição, como o senador Jorge Seif (PL-SC) e o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), criticaram a decisão, alegando “perseguição à direita” e considerando-a um “absurdo”.

Deputada federal Carla Zambelli na foto em destaque da matéria. Imagem: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados.

Share this content:

Publicar comentário