Transparência em questão: ‘Governo reluta em divulgar agenda de Janja’
O governo Lula (PT) tem se mostrado relutante em fornecer informações sobre a agenda da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, também conhecida como Janja. Diversos veículos de comunicação e organizações civis têm relatado a recusa do governo em divulgar esses dados.
A Casa Civil defende que, por Janja não ocupar um cargo público oficial, ela não é obrigada a registrar ou divulgar sua agenda, argumentando que não se enquadra nos dispositivos da Lei 8.112 de 1990.
Entretanto, Bruno Brandão, diretor executivo da Transparência Internacional Brasil, alerta o seguinte:
“A falta de informações sobre as atividades e responsabilidades da primeira-dama contraria princípios fundamentais da administração pública, como a Lei de Acesso à Informação e a Lei de Conflitos de Interesse. Essa ausência de transparência gera preocupações, uma vez que a informalidade em torno do papel de Janja dificulta a supervisão e a responsabilidade pública”, pondera o diretor executivo.
Brandão enfatiza que, embora não ocupe um cargo formal, a primeira-dama exerce uma “função pública” que exige a devida formalização e publicidade de suas atividades. A transparência é essencial para garantir a integridade e a confiança na gestão pública.
Primeira-dama Janja Lula, na foto da matéria em destaque. Imagem: Reprodução/Instagram/Acervo pessoal.
Share this content:
Publicar comentário