Segurança Pública: ‘Uma resposta à sociedade, não palco eleitoral’, afirma Hugo Motta
Durante seu discurso na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, enfatizou a importância de priorizar as discussões sobre a mudança do sistema político, especialmente no que diz respeito à segurança pública. Ele ressaltou que a segurança não deve ser “palco de políticos para as eleições, mas sim uma resposta à sociedade que vive na insegurança”.
Motta destacou a necessidade de utilizar instrumentos de inteligência e cruzamentos de informações para combater o financiamento de atividades que encobrem a lavagem de dinheiro do narcotráfico. Segundo ele, todas as esferas do governo devem reconhecer a gravidade do problema, já que grandes volumes financeiros circulam em um país que não é produtor de drogas, mas que serve como rota de passagem para a exportação, para mercados consumidores, por sermos “vizinhos de países produtores”.
Algo que, segundo o presidente da Câmara, “pode ser coibido pelo Estado, sem abrir mão da responsabilidade fiscal”.
O presidente da Câmara também abordou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança abordada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmando que “não dá mais para tardar quanto à tomada de decisão sobre ela no Congresso”. O parlamentar sugeriu que, a partir daí, seja criado um grande pacote de projetos voltados para a segurança pública, incluindo reformas no sistema prisional.
“É priorizar o que for mais importante para o país e fazer uma gestão de entregas práticas de resultados em uma sociedade majoritariamente afetada pela sensação de insegurança. Não pode haver preconceito entre as diferentes polícias. Todos devem trabalhar em conjunto, ou quem perde é a sociedade. A cooperação entre a guarda municipal, a polícia militar, a polícia civil e, na esfera federal, a inteligência das Forças Armadas é fundamental. Segurança é uma questão de Estado”, ressaltou Motta.
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, na foto da matéria em destaque. Imagem: Cesar Bruneli/ACSP.
Share this content:
Publicar comentário