Carregando agora

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e encerra ciclo de 20 anos da esquerda no poder

O senador Rodrigo Paz Pereira, do Partido Democrata Cristão (PDC), foi eleito neste domingo (19/10) presidente da Bolívia, ao vencer o segundo turno com 54,5% dos votos, segundo dados oficiais com 91,2% das urnas apuradas. Ele derrotou o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga Ramírez, da Aliança Livre.

A vitória de Paz marca uma virada histórica na política boliviana, encerrando duas décadas de domínio do Movimento ao Socialismo (MAS), que governava o país desde 2006. A posse do novo presidente está prevista para 8 de novembro.

A eleição também foi inédita: é a primeira vez que os bolivianos foram às urnas para um segundo turno presidencial.

Perfil e trajetória

Rodrigo Paz, de 58 anos, é senador por Tarija desde 2020, líder do grupo cívico Primeiro o Povo e membro da Comunidade Cívica. Filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora (1989–1993), o novo mandatário é considerado centrista e defende uma agenda de modernização administrativa e equilíbrio entre crescimento econômico e justiça social.

Propostas e prioridades

Entre as principais metas do governo eleito estão a modernização e profissionalização das Forças Armadas, a implantação de tecnologias digitais avançadas e a reestruturação econômica baseada em um programa que ele chama de “capitalismo para todos” — um modelo que busca incentivar o setor privado sem abandonar políticas sociais.

Paz também propõe incentivar a formalização da economia informal, reduzir gastos supérfluos e descentralizar o Estado. No campo institucional, prometeu reforçar o sistema judicial como ferramenta de combate ao crime organizado.

“A justiça é a base para o progresso de qualquer país, e precisamos de instituições fortes e independentes que assegurem a lei para todos”, afirmou durante a campanha.

Relações com o Brasil e integração regional

Apesar de manter divergências com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rodrigo Paz afirmou que o Brasil é o principal parceiro estratégico da Bolívia. O novo presidente defende a manutenção da Bolívia no Mercosul e no Brics, além de ampliar a cooperação econômica e projetos de infraestrutura conjuntos com o país vizinho.

Foto da matéria em destaque: Presidente eleito pela Bolívia, Rodrigo Paz. Imagem: Redes Sociais/Instagram.

Share this content:

Publicar comentário