PT solicita cassação da chapa de vereadores que elegeu Renan Bolsonaro em Balneário Camboriú
O Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) a cassação da chapa de vereadores do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú (SC), alegando uma possível fraude relacionada à cota de gênero do partido. A ação inclui entre os alvos o vereador eleito Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A legislação eleitoral brasileira estabelece que os partidos políticos devem garantir que, no mínimo, 30% e no máximo 70% das candidaturas sejam destinadas a cada gênero, com o objetivo de promover a igualdade de representação. A acusação aponta que o PL não teria cumprido essa obrigação de maneira adequada, especialmente no que diz respeito às candidaturas femininas.
Segundo o PT, não houve investimentos ou esforços equivalentes para apoiar tanto os candidatos homens quanto as mulheres, configurando uma prática de utilização de candidaturas femininas apenas para cumprir a cota de gênero sem o real propósito de eleger essas candidatas.
Ainda de acordo com a petição, pelo menos quatro candidaturas femininas da legenda teriam sido usadas de forma estratégica. Candidaturas, conhecidas como “laranjas”, teriam sido registradas sem representatividade efetiva.
Até o momento, a assessoria do PL em Santa Catarina não se manifestou publicamente sobre o caso. A defesa de Jair Renan Bolsonaro, por sua vez, afirmou que a notificação das partes ainda não foi deferida pelo juiz responsável.
Jair Renan Bolsonaro, na foto da matéria em destaque. Instagram/Acervo Pessoal.
Share this content:
Publicar comentário