Produção de carne suína e de frango no Brasil pode atingir recorde em 2025
Com a demanda internacional aquecida, um mercado interno forte e custos controlados devido aos baixos preços dos grãos, a produção de carne suína está projetada para 5,45 milhões de toneladas, enquanto a produção de carne de frango deve alcançar 15,51 milhões de toneladas, ambos em 2025, o que seria um novo recorde.
O bom desempenho esperado deve manter a produção das três principais proteínas animais – frango, suíno e bovino – em torno de 30,75 milhões de toneladas, um volume estável em comparação com o estimado para este ano.
Os dados foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Para 2025, a produção de frango deve permitir um aumento de 1,9% nas exportações, atingindo 5,2 milhões de toneladas. Gabriel Rabello, gerente de Fibras e Alimentos Básicos da Conab, destacou que o Brasil continua livre da Influenza Aviária em granjas comerciais, o que é uma grande vantagem competitiva no mercado internacional.
Além disso, a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional, juntamente com um cenário cambial favorável, deve impulsionar as vendas.
Mesmo com o aumento nas exportações, o volume de carne de frango destinado ao mercado interno também deve crescer, com um aumento estimado de 2,3% em relação a 2024, totalizando 10,32 milhões de toneladas.
Para o mercado suíno, espera-se um cenário semelhante. A produção recorde permitirá um aumento tanto no mercado interno quanto no externo em 2025.
A oferta doméstica deve crescer 1,1%, chegando a 4,2 milhões de toneladas, enquanto as exportações devem atingir 1,27 milhão de toneladas, um aumento de 3%.
A diversificação de mercados pelos produtores brasileiros tem reduzido a dependência da China, que representava mais de 50% das vendas externas de carne suína em 2020, mas caiu para menos de 20% em 2023.
(Foto em destaque da matéria: Pixabay).
Share this content:
Publicar comentário