Carregando agora

Prefeito de Belford Roxo-RJ e aliado de Lula fica inelegível por 8 anos

Wagner dos Santos Carneiro, conhecido como Waguinho (Republicanos), prefeito de Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ), e aliado do presidente Lula (PT), enfrenta uma grave crise política após ter suas contas de 2022 rejeitadas pela Câmara de Vereadores de Belford Roxo.

Em setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu uma importante determinação: Chefes do Executivo ficam inelegíveis, caso suas contas sejam julgadas irregulares pelo Legislativo. Com isso, Waguinho se vê proibido de se candidatar a qualquer cargo público durante um período de 8 anos, caso a decisão seja mantida.

A Câmara Municipal identificou um desfalque superior a R$87 milhões no Previde (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Belford Roxo). A principal irregularidade apontada foi a falta de repasses regulares ao regime de previdência dos servidores, conforme avaliação do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro).

O conselheiro do TCE-RJ, Márcio Henrique Cruz Pacheco, já havia manifestado preocupação quanto ao adiamento do julgamento referente à análise de um acordo de parcelamento da dívida da prefeitura com o Ministério da Previdência Social. O prefeito Waguinho enviou a proposta com atraso, em julho, o que gerou ainda mais controvérsia no processo.

“A inadimplência persistente e a repetição e re-parcelamentos configura uma rolagem de dívida, que agrava o déficit atuarial e compromete a sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência dos Servidores”, declarou Pacheco.

Participaram da votação apenas 13 vereadores da oposição, entre os 25 vereadores da Câmara Municipal de Belford Roxo, que seguiram as recomendações do TCE-RJ e reprovaram as contas do prefeito.

Waguinho recebeu o apoio do presidente Lula durante a campanha municipal, e em um evento, o chefe do Executivo chegou a afirmar: “Se todos os prefeitos fossem como o gestor da Baixada Fluminense, o Brasil seria muito melhor.”

No entanto, após as irregularidades reveladas, como o desfalque no Previde e a falta de repasses aos servidores, a gestão do prefeito de Belford Roxo enfrenta uma crescente pressão política e administrativa, com a Câmara Municipal preparando-se para votar um pedido de impeachment nos próximos dias.

Waguinho e o presidente Lula na foto da matéria em destaque. Instagram/Acervo Pessoal

Share this content:

Publicar comentário