Carregando agora

Polícia Federal pede presença de agentes policiais 24h dentro da casa de Jair Bolsonaro

Nesta terça-feira (26/08), a Polícia Federal (PF) encaminhou um pedido ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitando a permanência de uma equipe policial em tempo integral no interior da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente em prisão domiciliar.

No ofício, a PF alega que o monitoramento por tornozeleira eletrônica, utilizado atualmente, não garante total segurança, uma vez que depende de sinal de operadora de telefonia, o que pode permitir falhas ou até mesmo interferências intencionais, dificultando a detecção de possíveis violações.

Mais cedo, porém, a Procuradoria-Geral da República (PGR) havia recomendado uma alternativa mais branda: a presença de uma equipe policial ostensiva nas imediações da casa, apenas para fiscalizar acessos e veículos no condomínio onde Bolsonaro reside. A PF rebateu, alegando que essa presença externa poderia causar incômodo aos demais moradores e que a medida seria menos eficaz do ponto de vista operacional.

Diante da divergência, Moraes encaminhou ainda na noite desta terça-feira o ofício da PF, assinado pelo diretor-geral Andrei Rodrigues, de volta à PGR, solicitando um novo posicionamento do órgão. O ministro ainda não tomou uma decisão final sobre a solicitação da PF.

O reforço nas medidas de vigilância ocorre a poucos dias do julgamento no STF marcado para o próximo dia 2 de setembro. Jair Bolsonaro e outros sete réus são acusados de integrar o “núcleo central” de uma organização criminosa que teria articulado uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Segundo a PF, a presença física e contínua de agentes dentro da residência é necessária para garantir o cumprimento rigoroso da prisão domiciliar e prevenir qualquer possibilidade de fuga.

Foto da matéria em destaque: Ex-presidente Jair Bolsonaro. Imagem: Lula Marques/Agência Brasil.

Share this content:

Publicar comentário