Deputados aumentam pressão por cassação de Glauber Braga: ‘Não tem lugar no Parlamento’
Pegou mal na Câmara o recente incidente envolvendo a prisão do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), durante a reintegração de posse na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Parlamentares criticam o comportamento recorrente do deputado, que consideram desrespeitoso às instituições. Glauber tentou impedir a ação da tropa de choque da Polícia Militar, que estava cumprindo uma ordem judicial da 13ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro.
A deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) lamentou o ocorrido e criticou a postura de Glauber: “Observamos um claro retrato da esquerda e seu comportamento. É inadmissível, e não podemos tolerar o ato de um grupo tomar posse de um prédio público. Ação essa que provoca diretamente um prejuízo dentro da comunidade acadêmica, afetando alunos e professores comprometidos com a educação no país.
Isso sim é atentado. O Glauber estava presente no local atentando o direito de ir e vir dentro das universididades. Ele continuará preso?”.
O questionamento da deputada se Glauber continuaria preso, foi respondido pela ‘justiça’ pois após quase dez horas de prisão, Braga foi solto na noite da última sexta-feira (20).
O deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN) também condenou a atitude de Glauber e reforçou que o desrespeito à autoridade policial precisa ser combatido: “Um deputado que agride fisicamente um cidadão e desrespeita a polícia não tem lugar no Parlamento. Ele já está com o mandato em risco no Conselho de Ética, e, pelo bem da democracia, será cassado em breve.”
No dia 11 de setembro, o Conselho de Ética aprovou o início da investigação por quebra de decoro parlamentar contra Glauber. O parlamentar responde por ter empurrado e expulsado da Câmara um membro do Movimento Brasil Livre (MBL).
Já o deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE), apontou a hipocrisia na conduta de Glauber Braga.
“Glauber Braga prega a defesa da democracia, mas constantemente age de forma autoritária e violenta. Ele será cassado, não por esse episódio, mas porque o comportamento dele há muito tempo ultrapassou todos os limites do decoro parlamentar”, destacou Valadares.
O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) endossou a crítica e ressaltou que atitudes como essa apenas aumentam o desgaste da classe política:
“O comportamento de Glauber Braga não só desrespeita as instituições, mas também desacredita o Parlamento diante da sociedade. Ele será cassado, e isso é uma consequência natural para quem constantemente age contra a ordem e o respeito”, criticou.
O deputado federal Sanderson (PL-RS) também criticou a postura de Glauber.
“Esse episódio só reforça o total desprezo de Glauber Braga pela lei e pelas autoridades. Ele não respeita ninguém, muito menos a Polícia Militar, que estava cumprindo uma decisão judicial. Esse comportamento é recorrente e inaceitável”, ponderou.
Deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ), em destaque na foto da matéria. Imagem: Mario Agra/Câmara dos Deputados.
Share this content:
Publicar comentário