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Mercado de flores no Distrito Federal gera mais de R$ 200 milhões anuais

O movimento do mercado de floricultura na Capital Federal, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), no ano passado(2023) o valor bruto de produção foi de R$ 205,8 milhões, o que revela uma alta de 13,22% em relação ao ano anterior(2022), quando o valor foi de R$ 181,7 milhões.

A Emater é um dos principais apoiadores da floricultura no Distrito Federal. “É um programa prioritário nosso, porque a gente acredita que a atividade tem uma alta remuneração e tem um consumo grande no DF”, apontou o presidente da empresa, Cleison Duval, que antes de assumir a presidência, foi coordenador do programa de floricultura da Emater-DF.

“Nós somos o terceiro consumidor per capita e o quinto em volume global de compras”, prossegue o gestor. “Na minha época (2007), eram 57 produtores. Hoje, com esse trabalho de incentivo e capacitação, nós já estamos com 216. Não é muito fácil você trabalhar na atividade, mas houve um aumento. Qual o resultado disso? É renda, emprego, qualidade de vida para aquelas famílias que estão produzindo. O dinheiro está girando dentro da própria cidade”, destacou Cleison.

Muitos produtores contam com o apoio da Emater para expandir seus negócios, como foi o caso da produtora Lucimar Freima, 54 anos, que chegou ao Distrito Federal, vinda do Espírito Santo, e começou a trabalhar na produção de plantas ornamentais.  No início, as plantas menores eram criadas na varanda da casa em sua chácara, no Núcleo Rural Rajadinha, em Planaltina. Só que a produção cresceu tanto que precisou de um novo lugar. Hoje, são três estufas só para cactos e suculentas.

“No ano passado, no mês das mães, faltou suculenta”, conta a empresária. “Se eu tivesse 3 mil suculentas, eu tinha vendido tudo, as estufas ficaram praticamente vazias. Eu amo tanto essas plantas, porque não tem problema, não tem tristeza que pare na frente da gente quando abre uma flor”, afirmou Lucimar.

A Emater-DF, dá uma total assistência a organização da Feira FestFlor Brasil, que chegou a sua nona edição, onde tem se dedicado a trazer produtores de diferentes estados, com o objetivo de mostrar a importância da floricultura e destacar a necessidade de apoio para esse setor. A feira se tornou um ponto de encontro que reúne todos os elementos da cadeia produtiva.

Não são apenas os produtores rurais que marcam presença, mas também decoradores, paisagistas, lojistas e produtores de insumos. Esse ambiente de integração permite que os participantes se conheçam, estabeleçam parcerias e realizem negócios, gerando benefícios para toda a cadeia. O resultado tem sido amplamente positivo, tanto para os clientes quanto para os vendedores.

Autor da foto da matéria em destaque: Mael Vale/Fato Parlamento.

Lucimar Freima, produtora de flores no DF. Foto: Agência Brasília.
Foto: Emater/Divulgação

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