Carregando agora

Lula defende soberania sobre minerais e quer agregar valor à produção nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a exploração da riqueza mineral do Brasil deve ser tratada como uma questão de soberania nacional, embora o país esteja aberto à cooperação internacional.

Lula criticou o modelo histórico de exportação de matéria-prima sem beneficiamento local. “Não vamos permitir o que aconteceu no século passado, em que o Brasil exporta minério e compra produtos com alto valor agregado”, disse. Para ele, é essencial que os minerais brasileiros sejam transformados em produtos dentro do próprio país. “Queremos que tenha valor agregado aqui no Brasil.”

O presidente também alertou para a importância estratégica dos minerais críticos, especialmente diante do interesse internacional. Ele citou como exemplo uma reportagem sobre o interesse dos Estados Unidos nesse tipo de recurso no Brasil. “Se eu nem conheço esse mineral e ele já é crítico, eu vou pegar pra mim. Por que vou deixar pra outro pegar?”, questionou.

Apesar do posicionamento firme, Lula destacou que o Brasil não pretende adotar uma postura isolacionista. “Não vamos nos fechar numa copa e dizer ‘é meu’. Queremos que aquilo se transforme em uma riqueza para a humanidade, sob os auspícios do Brasil“, a declaração foi dada em entrevista à agência Reuters nesta quarta-feira (06/08).

Recentemente, os EUA isentaram 75% dos minérios brasileiros de tarifas aplicadas pelo presidente Donald Trump. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ele deve levar aos Estados Unidos uma proposta de cooperação na área de minerais críticos e terras raras.

O que são terras raras?

As terras raras são um grupo de 17 elementos químicos, incluindo o escândio, o ítrio e os lantanídeos. Apesar do nome, são relativamente abundantes na crosta terrestre, mas seu processo de extração e refino é complexo e com alto impacto ambiental.

Esses elementos são essenciais para diversas tecnologias modernas, como smartphones, turbinas eólicas, luzes LED, televisores, baterias de carros elétricos, equipamentos médicos e tratamentos oncológicos.

Com a crescente demanda global por tecnologias sustentáveis e digitais, a importância estratégica das terras raras se intensifica — motivo pelo qual o governo brasileiro quer garantir que sua exploração traga benefícios diretos ao país.

Foto da matéria em destaque: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Crédito: Joédson Alves/Agência Brasil.

Share this content:

Publicar comentário