Carregando agora

Lula afirma que Trump precisa respeitar a soberania de outros países e se taxar o Brasil, haverá reciprocidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comentou sobre o recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfatizando que, caso ele taxe os produtos brasileiros, o Brasil retaliará com a mesma medida. As declarações de Lula foram feitas nesta quinta-feira (30), no Palácio do Planalto.

“É muito simples: se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são exportados para os Estados Unidos. Simples”, afirmou Lula.

O presidente brasileiro também ressaltou que “Trump deve respeitar a soberania dos outros países. Ele foi eleito para governar os Estados Unidos, assim como outros presidentes foram eleitos para governar seus países”.

Essas declarações refletem sobre a recente tensão entre os EUA e a Colômbia, que se recusou a aceitar repatriados vindos dos Estados Unidos, levando Trump a anunciar uma tarifa de 25% sobre produtos colombianos. Após o atrito, a Casa Branca informou que iria pausar a aplicação das tarifas extras e demais sanções.

No Brasil, a orientação do governo tem sido evitar conflitos com o presidente Trump, já que Lula não deseja se indispor com um parceiro histórico do Brasil. Mesmo diante das divergências sobre as deportações em solo brasileiro, especialmente após relatos de repatriados chegando a Manaus, capital do Amazonas, onde de acordo com informações do governo e da ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, pediram socorro devido as condições desumanas durante o trajeto, sendo transportados algemados e acorrentados, a prioridade do atual governo, conforme divulgação, continua sendo a manutenção de um diálogo diplomático construtivo.

Presidente Lula na foto em destaque da matéria. Imagem: Ricardo Stuckert.

Share this content:

Publicar comentário