INSS começa a enviar respostas de entidades sobre descontos contestados por aposentados e pensionistas
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o envio das respostas das associações em relação aos descontos associativos que foram contestados por aposentados e pensionistas. Desde a última segunda-feira (09/06), cerca de 83 mil beneficiários reconheceram os descontos, enquanto aproximadamente 3 milhões contestaram os valores e solicitaram a devolução.
As entidades têm um prazo de até 15 dias úteis para apresentar suas respostas. Após isso, as informações são gradualmente encaminhadas aos beneficiários, conforme informou a Previdência Social.
O que fazer agora?
A orientação da Previdência é que os beneficiários aguardem. Caso a entidade não responda ou não comprove a cobrança, o INSS iniciará um processo de cobrança para exigir que as associações façam a devolução dos valores descontados indevidamente.
Os aposentados e pensionistas devem acompanhar o andamento do pedido de reembolso pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central de atendimento 135.
Além disso, o INSS está enviando Guias de Recolhimento da União (GRUs) para que as associações efetuem a devolução dos valores indevidos.
Como acompanhar o pedido no Meu INSS:
- Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS
- Informe seu CPF e senha
- No campo “Do que você precisa?”, digite “Consultar Pedido”
- Localize o pedido “Análise de Descontos de Entidades Associativas” e clique em “Detalhar” para ver o andamento.
Como responder à entidade:
Se a associação apresentar resposta com documentos ou alegar existência de ação judicial, o beneficiário deverá se manifestar — concordando ou não com o conteúdo.
O prazo para essa manifestação é de 30 dias corridos, contados a partir da data de recebimento da resposta.
Onde responder:
A resposta deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou nos Correio;
- Pelo aplicativo Meu INSS, a partir de 9 de junho
- Agências dos Correios: a partir de 16 de junho, mesmo que o processo tenha sido iniciado por outro canal.
Importante: só vá aos Correios após o prazo de 15 dias úteis da contestação, pois antes disso o sistema pode não estar atualizado.
Não é obrigatório anexar documentos. Basta informar se concorda ou não com o que foi informado pela entidade. O próprio sistema indicará os próximos passos.
Etapas para responder no Meu INSS:
- Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS
- Informe seu CPF e senha
- No campo “Do que você precisa?”, digite “Consultar Pedido”
- Localize o pedido “Análise de Descontos de Entidades Associativas”
- Clique em “Cumprir Exigência” e siga as instruções do sistema
Mesmo após o fim do prazo de resposta das entidades, a atualização no sistema pode levar alguns dias devido ao alto volume de dados. Por isso, é essencial acompanhar o andamento com frequência:
- Pelo app Meu INSS
- Pela Central 135
Foto: Prédio do INSS, em Brasília, na matéria em destaque. Imagem: Marcielle Vale/Fato Parlamento.
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