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Inscrições para a primeira edição do casamento comunitário 2025 no DF já estão disponíveis

As inscrições para a primeira edição de 2025 da cerimônia do casamento comunitário no Distrito Federal já estão abertas. No dia 23 de março, ocorrerá a cerimônia, uma excelente oportunidade para que casais possam regularizar a união de forma gratuita.

Esse evento acontece desde 2021, com iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destaca a importância da promoção da cidadania e do fortalecimento dos vínculos familiares por meio da união oficializada.

“Essa iniciativa valoriza o direito das pessoas e contribui para fortalecer a convivência comunitária e o apoio mútuo entre todos os envolvidos. É um passo significativo para garantir que mais casais tenham a oportunidade de celebrar sua união de maneira digna e reconhecida”, afirmou Marcela.

Ao longo deste ano, estão programadas quatro edições cerimoniais. Além do dia 23 de março, em um local ainda não divulgado, as outras datas previstas são: 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro.

Os casais inscritos devem ter idade mínima de 18 anos, completados até o dia 5 deste mês de janeiro, e não podem ter impedimentos legais para se casar. Além disso, é necessário preencher uma declaração de hipossuficiência, comprovando que não têm condições de arcar com os custos financeiros, e informar que residem no Distrito Federal.

Documentos necessários para a inscrição:

  • Original da Carteira de Identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência original do último mês de referência no nome do noivo e da noiva, ou declaração de residência de próprio punho por cada indivíduo;
  • Declaração de Hipossuficiência de renda preenchida e assinada no momento da inscrição sob pena de indeferimento sumário
  • Se solteiro, apresentar o documento original da Certidão de Nascimento;
  • Se divorciado, apresentar Certidão de Casamento com averbação do divórcio; Formal de partilha contendo a petição inicial, a sentença e o trânsito em julgado, e cópia da Certidão de Nascimento;
  • Se viúvo, apresentar: Certidão de Casamento com a pessoa falecida; Certidão de Óbito da pessoa falecida; Formal de partilha contendo a petição inicial, a sentença e o trânsito em julgado; e cópia da Certidão de Nascimento.

Os documentos e declarações devem ser entregues de segunda-feira a sexta-feira, entre 9h e 16h30, em um desses locais: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte); unidade Rodoviária do Na Hora (Rodoviária do Plano Piloto, plataforma inferior); Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II); Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9).

Os casais ganham os custos da cerimônia e das taxas de cartório, além do serviço de cabelo e maquiagem para as noivas, graças a parcerias com a iniciativa privada e ao apoio de voluntários.

A expectativa é que aproximadamente 600 casais participem das quatro cerimônias programadas ao longo de 2025, um aumento de 150 vagas em relação ao ano de 2024.

Foto da matéria em destaque: Pixabay.

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