HFAUS é modelo de atendimento à fauna silvestre e reabilitação no Distrito Federal
O Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre do Distrito Federal (HFAUS) é uma unidade de referência no atendimento a animais silvestres, gerido pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) em parceria com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV).
Diariamente, o HFAUS recebe animais vítimas de diversos tipos de acidentes, sendo a maioria deles feridos por ataques de animais domésticos, o que reflete as consequências do crescimento urbano desordenado.
De acordo com Thiago Marques, biólogo e um dos responsáveis pelo HFAUS, os animais silvestres são recebidos exclusivamente por órgãos públicos, que garantem o atendimento necessário para a reabilitação e devolução ao seu habitat natural.
“Não recebemos animais de pessoas civis, apenas de órgãos públicos. Portanto, caso alguém encontre um animal silvestre machucado ou debilitado, deve ligar para o 190 e acionar o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), que será responsável por encaminhar os animais ao HFAUS”, explicou Thiago.
O biólogo também esclarece que a soltura dos animais de volta à natureza não é realizada diretamente pelo HFAUS.
“O HFAUS dá alta médica aos animais cerca de duas vezes por semana, geralmente às quartas e quintas-feiras. Após a alta, os animais são encaminhados a um órgão responsável, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) ou outro órgão competente. Eles passam por um centro de triagem (CETAS) e, somente depois desse processo, são soltos na natureza”.
Foto da matéria em destaque. Imagem: Cavalcante Fotografia/Hfaus/Instagram @cavalcantefotografia @hfaus

Share this content:
Publicar comentário