Gleisi Hoffmann é nomeada por Lula para comandar a Secretaria de Relações Institucionais
Em uma nota publicada nesta sexta-feira (28) pela comunicação do Governo Federal, se referiu que o presidente Lula (PT) se reuniu nesta manhã com a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, a convidando para substituir Alexandre Padilha, na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI).
Inicialmente, esperava-se que Lula abrisse espaço para o Centrão, a fim de garantir uma governabilidade mais equilibrada. No entanto, a reforma ministerial de Lula tem priorizado a nomeação de ministros do seu próprio partido, o PT.
Gleisi, que vinha sendo cotada para a Secretaria Geral da Presidência, atualmente chefiada por Márcio Macêdo, foi confirmada para a SRI. Alexandre Padilha, por sua vez, foi recentemente indicado para o Ministério da Saúde, substituindo Nísia Trindade.
Com essa nomeação, Gleisi se tornará uma articuladora política fundamental para a candidatura à reeleição de Lula em 2026.
Tanto Gleisi quanto Padilha tiveram suas posses confirmadas para o dia 10 de março. Gleisi, no entanto, precisará deixar o comando do PT antes de assumir o ministério.
Gleisi Hoffmann, na foto da matéria em destaque. Imagem: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados.
Share this content:
Publicar comentário