Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta
O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) anunciou, nesta quinta-feira (17/04), o fim da greve de fome que mantinha há nove dias. A decisão ocorreu após um acordo firmado com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Segundo o parlamentar, ficou definido, após deliberação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que seu caso não será levado ao Plenário por, pelo menos, 60 dias. Esse prazo, segundo ele, permitirá mais tempo para apresentar sua defesa.
“Gente, eu estou suspendendo a greve de fome que anunciamos há nove dias. Essa suspensão vem após diálogo com os movimentos, depois de uma longa reunião e de um compromisso assumido pelo presidente da Câmara. Foi uma articulação que envolveu diversos parlamentares — principalmente Sâmia, o deputado Lindbergh e Talíria, além de vários outros. A sinalização é clara: está suspensa, na prática, a deliberação em Plenário neste semestre, antes do recesso parlamentar”, declarou Braga.
O protesto do deputado teve início após o Conselho de Ética da Câmara aprovar, por 13 votos a favor e 5 contra, a representação que pode resultar em sua cassação.
Durante o período da greve, Glauber dormia nas dependências da Câmara e, segundo sua assessoria, alimentava-se apenas com líquidos.
A ação que levou o Conselho a aprovar a cassação do parlamentar foi movida pelo partido Novo, quando Glauber expulsou da Câmara, em abril do ano passado, com empurrões e chutes, o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro.
Glauber Braga, na foto da matéria em destaque. Imagem: Lula Marques/Agência Brasil.
Share this content:
Publicar comentário