EUA revogam vistos de Alexandre de Moraes, familiares e aliados do STF por ‘perseguição política e censura’
O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18/07), por meio de sua conta oficial na plataforma X (antigo Twitter), a revogação imediata dos vistos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de seus familiares e de aliados da Corte.
A medida, segundo Rubio, está ligada a acusações de censura e perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Rubio afirmou que a atuação de Moraes configura uma violação à liberdade de expressão, afetando não apenas cidadãos brasileiros, mas também americanos.
.@POTUS deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos. Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados na corte, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato.
O deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), celebrou a decisão e também publicou uma nota no X:
Muito obrigado @realDonaldTrump e @SecRubio. Eu não posso ver meu pai e agora tem autoridade brasileira que não poderá ver seus familiares nos EUA também – ou quem sabe até perderão seus vistos. Eis o CUSTO MORAES para quem sustenta o regime. De garantido só posso falar uma coisa: tem muito mais por vir!
A decisão se baseia na Seção 212 (a) (3) (C) da Lei de Imigração e Nacionalidade dos EUA, que permite tornar inadmissível qualquer estrangeiro cuja entrada possa representar riscos significativos à política externa norte-americana. Em nota oficial, o Departamento de Estado confirmou que a política de restrição de vistos está alinhada com esse dispositivo legal.
A revogação de vistos de autoridades estrangeiras por parte dos Estados Unidos não é uma prática inédita, mas, neste caso, representa um gesto diplomático contundente diante de tensões crescentes entre parte da classe política americana e decisões recentes do Judiciário brasileiro.
Foto da matéria em destaque: Alexandre de Moraes. Crédito: Antônio Augusto/STF.
Share this content:
1 comentário