Carregando agora

Especialista comenta pedido de recuperação judicial da AgroGalaxy

A recuperação judicial pedida nesta última quarta-feira (18) pela AgroGalaxy que é uma das maiores distribuidoras de insumos agrícolas do país, revela endividamento no meio agrícola que pode ser revertido.

Leandro Marmo, advogado especialista em direito do agronegócio do escritório João Domingos Advogados, enfatiza que a recuperação judicial oferece as empresas a chance de reorganizar suas finanças, evitando a falência e possibilitando a renegociação de dívidas, além de preservar empregos. “Este mecanismo não é apenas um último recurso, mas um passo pensado para permitir que os empresários e produtores rurais enfrentem adversidades, reestruturem suas dívidas e continue suas operações”, destaca o especialista.

Leandro Marmo. Foto: Divulgação.

Para a empresa que possuía uma receita de R$ 9 bilhões no último ano, parecia está distante do alcance de crises. O não pagamento de uma parcela de R$ 500 milhões de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) resultou na principal causa para o pedido de proteção judicial.

O anúncio do pedido ocorreu após a AgroGalaxy comunicar a renúncia do diretor-presidente, Axel Jorge Labourt, e de outros cinco membros do Conselho de Administração. O então diretor financeiro da companhia, Eron Martins, foi nomeado para o cargo de CEO.
O caso da distribuidora, reitera outros problemas ainda maiores no agronegócio como: o escalonamento de dívidas de curto prazo.

Com mais de 57% da dívida total da empresa vencendo a curto prazo, a falta de margens de lucro suficientes para cobrir esses valores é um desafio enfrentado por quase todos os produtores rurais do Brasil.

Para que esses produtores e empresas do setor possam se ajustar às suas capacidades reais de pagamento, analistas apontam a necessidade de que as instituições financeiras estendam os prazos de pagamento das dívidas para entre 5 e 15 anos.
De acordo com especialistas, em tempos de instabilidade climática e econômica, é essencial que as empresas estejam preparadas para esses desafios financeiros, assim como a AgroGalaxy utilizou de mecanismos legais como a recuperação judicial, com a finalidade de garantir sua continuidade no mercado.

Share this content:

Publicar comentário