Conselheiro do IBL contribui para discussão sobre Free Flow em concessões de rodovias federais na ANTT
O conselheiro do Instituto Brasil Logística (IBL) e diretor de relações institucionais da Associação Nacional das Empresas de Transportes de Cargas (ANATC), Carley Welter, participou da sessão pública híbrida com objetivo de colher sugestões e contribuições a minuta de resolução que regulamenta implementação do sistema de livre passagem (free flow) em concessões federais de rodovias.
Para Carley Welter, o Free Flow sempre foi uma esperança:
“É um sistema que a gente tem bastante confiança que ele vá realmente reduzir tempo de viagens, gastos com freios e nas retomas com combustível. Então é um sistema que a gente apóia e que com certeza queremos ver funcionando, pois, não há nada pior que um caminhão no trânsito precisar ficar freando e acelerando. Então, se tivermos uma livre passagem, com certeza ele é bem vindo”, explicou o conselheiro.
A sessão pública realizada nesta quinta-feira (09) esclareceu que o sistema Free Flow é amplamente aceito e bem avaliado. Esse sistema, que substitui as praças de pedágio convencionais pelo pagamento eletrônico, opera por meio de pórticos, permitindo que os usuários sigam viagem sem a necessidade de parar nas cabines ou reduzir a velocidade.
O Free Flow foi um dos projetos implementados a partir do ambiente regulatório experimental (Sandbox Regulatório), iniciativa criada pela ANTT com o objetivo de testar práticas regulatórias inovadoras em um ambiente controlado. Isso permite a avaliação do funcionamento dessas práticas antes da implementação oficial nos projetos de concessão. O Sandbox Regulatório estimula a inovação e o desenvolvimento tecnológico nos setores regulados pela Agência. Após o período de experimentação, a ANTT já realizou três edições do Workshop Free Flow, um evento destinado ao compartilhamento das experiências obtidas com a prática experimental.
O projeto de regulamentação da implementação do sistema de livre passagem (free flow) foi incluso no portfólio da Agenda Regulatória 2023/2024 da ANTT, com o objetivo de estabelecer condições para a implementação da cobrança pelo uso de rodovias concedidas por meio de livre passagem.Após a realização de Análise de Impacto Regulatório que apontou a necessidade de implementação de cobrança de tarifa conforme trecho percorrido, a fim de promover justiça tarifária para os usuários com a nova modalidade de cobrança de tarifa de pedágio, a ANTT estabeleceu Processo de Participação e Controle Social na modalidade Reunião Participativa no ano de 2023.
Carley Welter, durante sessão pública da ANTT, na foto das matéria em destaque.
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