Carregando agora

Comissão aprova convocação do ministro da Justiça: ‘Lewandowski deve explicações ao país’

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara, aprovou três requerimentos de convocação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Um dos requerimentos, de autoria do deputado federal Sanderson (PL-RS ), convoca Lewandowski para explicar as medidas que têm sido adotadas pela Polícia Federal (PF), para apurar as causas de incêndios e queimadas que atingem o país.

No dia 14 de setembro de 2024, foi noticiado que a PF teria instaurado 52 inquéritos sobre os incêndios, indicando uma possível ação criminosa.

O segundo inquérito também de autoria de Sanderson, questiona Lewandowski sobre a apuração de denúncias de assédio e importunação sexual, envolvendo o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.

No dia 7 de setembro, foi relatado na impressa que o presidente Lula (PT) e seus ministros tinham conhecimento meses antes da demissão de Silvio Almeida, sobre as denúncias de assédio sexual contra várias pessoas, inclusive a colega de Esplanada, ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que confessou ter sofrido os assédios de Almeida.

O terceiro requerimento de autoria de Sanderson e do deputado federal Zucco (PL-RS), convoca o ministro para prestar esclarecimentos sobre o questionário submetido a agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), referente a identidade e afinidade partidária dos agentes da corporação, assim como possível interferência política na PRF.

A data da convocação para Lewandowski prestar devidos esclarecimentos ainda será definida pela comissão.

O deputado federal Sanderson (PL-RS), autor dos requerimentos, declarou:

“O ministro deve explicações ao país. São assuntos de suma relevância que a população nas ruas pede uma resposta a uma posição do Governo. Não podem ficar inertes frente a esses problemas”.

Dep. Sanderson (PL-RS) na foto em destaque da matéria: Mario Agra/Câmara dos Deputados.

Share this content:

Publicar comentário