Carregando agora

‘Aprovação atrasada do Orçamento de 2025 prejudica a implementação de políticas públicas nos municípios’, diz Zelmute

Zelmute Marten (PT-RS), prefeito de São Lourenço (RS) e membro da diretoria da Associação Brasileira de Municípios (ABM), criticou a aprovação tardia do Orçamento Geral da União de 2025 pelo Congresso Nacional.

Em entrevista ao Fato Parlamento, Marten afirma que a decisão demorada é um “retrocesso” que prejudica a implementação de políticas públicas nos municípios e “desestabiliza” a federação brasileira.

“Precisamos lutar a partir de uma mobilização do conjunto da sociedade, para que possamos ter uma mobilização nos municípios, e em todas as regiões dos estados, para que possamos recuperar uma relação de respeito do Legislativo em relação ao Executivo Nacional”, ponderou Zelmute que participou da cerimônia de posse da nova diretoria da ABM, na terça-feira (25/03), em Brasília.

Marten ressaltou ainda que o Executivo tem a responsabilidade de implementar as políticas públicas que promovam a justiça social no Brasil.

Além disso, ele destacou a responsabilidade da ABM em envolver todos os municípios na realização de conferências sobre direitos da causa animal.

O prefeito propôs um movimento de parcerias público-comunitárias para abordar questões relacionadas ao bem-estar animal, como vacinação e castração, enfatizando a importância da mobilização das comunidades para garantir os direitos dos animais errantes, promovendo adoção e conscientização, inclusive entre turistas e visitantes.

“A mobilização das comunidades é importante para que elas também assumam a sua responsabilidade em relação aos animais errantes, nós precisamos garantir direitos a esses animais, no sentido de promover acolhimento, mobilização pela adoção nas comunidades locais, envolvendo turistas, visitantes para que conheçam os animais em situação de vulnerabilidade”, afirmou Zelmute.

Prefeito Zelmute em entrevista ao Fato Parlamento na foto em destaque da matéria. Imagem: Mael Vale.

Share this content:

Publicar comentário