Após renovação, visto de Duda Salabert é emitido com gênero masculino
A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) relatou que, assim como ocorreu com a deputada Erika Hilton (Psol-SP), seu visto para os Estados Unidos também teve o marcador de gênero alterado para o masculino após o vencimento do documento e a solicitação de renovação.
Segundo Duda, o governo dos EUA a informou na semana passada que o novo visto seria emitido com o gênero masculino. A justificativa apresentada pelo consulado foi de que é de conhecimento público no Brasil, que ela é uma pessoa trans. Para a parlamentar, sua identidade de gênero — reconhecida legalmente pelo Estado brasileiro — foi simplesmente ignorada.
“Minha certidão de nascimento está no FEMININO, Meu CPF, meu RG e todos outros documentos também estão no FEMININO. Os documentos necessários para retirada de um visto também estão no FEMININO”, afirmou Duda.
Duda enfatizou que a situação ultrapassa a transfobia: “Mais do que transfobia, há uma questão de soberania nacional envolvida. Não cabe ao governo dos EUA discordar ou refutar os documentos oficiais do Brasil”.
A deputada explicou que a viagem aos Estados Unidos aconteceria a convite de uma organização internacional para um curso sobre desenvolvimento na primeira infância, em parceria com a Universidade de Harvard, recebido há cerca de 15 dias.
A parlamentar finaliza o texto postado no Instagram prestando solidariedade a Erika Hilton, que também teve o gênero alterado em seu visto americano.
“Entramos juntas no Congresso Nacional e dividimos diversas trincheiras na luta contra a transfobia. A decisão do governo dos EUA é, sem rodeios, discriminatória”, afirmou Duda.
Deputada federal Duda Salabert, na foto da matéria em destaque. Imagem: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados.



Share this content:
Publicar comentário