Lula insinua candidatura de Margareth Menezes e entrega texto do Plano Nacional de Cultura no Planalto
Durante cerimônia no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (17/11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou ao Congresso o Projeto de Lei do Plano Nacional de Cultura, que orientará as políticas culturais do país pelos próximos dez anos. No evento, Lula fez elogios públicos à ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacando sua desenvoltura ao falar com o público.
“Vocês perceberam que ela já está com uma desenvoltura… parece que está querendo ser candidata a alguma coisa”, brincou o presidente, afirmando ainda que a ministra chegou ao governo “muito inibida”, mas aprendeu a se comunicar com segurança. Em tom descontraído, Lula comentou que artistas “sabem lidar com microfone para cantar, mas para falar são um desastre”.
O PL apresentado pelo governo estabelece diretrizes para fortalecer a cultura como direito de todos e reconhece matrizes indígenas e afro-brasileiras como fundamentos da identidade nacional. Lula afirmou que a proposta representa “a realização de um sonho de transformar a cultura em movimento” e destacou que o novo comitê de cultura permitirá que produtores e artistas expressem seu potencial “sem ter que pedir licença”, desde que respeitando divergências.
O presidente também afirmou que “o Brasil não conhece o próprio país”, ao exaltar manifestações culturais fora do eixo Sul-Sudeste. Ele mencionou ainda a COP30, realizada em Belém, afirmando que a capital paraense vive “uma revolução cultural”.
Margareth Menezes, afirmou que “a cultura não pode ser tratada como um enfeite, e que tem que ser compreendida como um elemento estratégico de desenvolvimento justo, inclusivo e sustentável no país”.
O projeto seguirá agora para análise da Câmara dos Deputados. Se aprovado, será encaminhado ao Senado e, após aval das duas Casas, retornará ao presidente para sanção e entrada em vigor.
Foto da matéria em destaque: Presidente Lula (à esquerda na foto) e a ministra Margareth Menezes (à direita na foto), durante cerimônia no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (17/11/25). Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Share this content:



Publicar comentário