Carregando agora

Bolsonaro pede ao STF autorização para sair da prisão domiciliar para procedimento médico

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de autorização para que ele possa deixar a prisão domiciliar no próximo domingo, dia 14 de setembro, a fim de realizar um procedimento médico. A solicitação foi direcionada ao ministro Alexandre de Moraes, relator de diversas ações que envolvem o ex-mandatário.

Segundo o pedido protocolado, Bolsonaro passará por uma retirada de lesões cutâneas no Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento, de caráter ambulatorial, está previsto para ocorrer no mesmo dia, com alta médica estimada para poucas horas após a intervenção.

O relatório médico anexado à solicitação é assinado pelo médico Cláudio Birolini, chefe da equipe de cirurgia. O documento descreve que o ex-presidente apresenta “pequenas manchas marrons na pele”, classificadas como “nevo melanocítico e neoplasia de comportamento incerto da pele“, condizentes com o diagnóstico clínico mencionado no CID. Conforme o protocolo habitual, será realizada uma biópsia das lesões removidas para verificar se são “benignas ou malignas”.

JAIR MESSIAS BOLSONARO, já qualificado nos autos em epígrafe, por seus advogados que esta subscrevem, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, requerer autorização para deslocamento a fim de se submeter a procedimento médico no Hospital DF Star, no dia 14/09/2025, conforme relatório médico anexo“, escreveu a defesa do ex-presidente.

O pedido ocorre em meio ao julgamento da chamada “trama golpista”, que envolve Bolsonaro e outros sete réus acusados de tentativa de subversão da ordem democrática. A Primeira Turma do STF retomará o julgamento nesta terça-feira (9), e os ministros têm até sexta-feira (12) para concluir a votação e definir se os acusados serão absolvidos ou condenados.

Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por determinação do STF. Esta será a segunda vez que ele solicita autorização para sair de casa com fins médicos. Em agosto, o ex-presidente foi autorizado a realizar exames, que revelaram vestígios de infecções pulmonares recentes, além de esofagite e gastrite.

O STF ainda não se manifestou sobre o novo pedido da defesa. A decisão caberá ao ministro Alexandre de Moraes.

Foto da matéria em destaque: Ex-presidente Jair Bolsonaro. Crédito: Divulgação/Assessoria de Bolsonaro.

Share this content:

Publicar comentário