CGU e PF deflagram operação contra esquema bilionário de fraudes no INSS
Nesta quarta-feira (23/04), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) deflagraram uma operação nacional para desarticular um esquema de fraudes que teria causado prejuízos bilionários ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A investigação aponta que entidades que se apresentavam como representantes de aposentados e pensionistas realizaram descontos indevidos de mensalidades associativas diretamente nos benefícios previdenciários, sem autorização dos beneficiários.
Segundo a PF, os valores desviados somam aproximadamente R$ 6,3 bilhões entre os anos de 2019 e 2024. Como resultado da operação, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e outros cinco servidores do instituto foram afastados de seus cargos.
A operação mobiliza cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU em 13 estados e no Distrito Federal. Foram expedidos seis mandados de prisão temporária, além de 211 mandados de busca e apreensão e ordens de sequestro de bens que somam R$ 1 bilhão.
Os mandados estão sendo cumpridos no Distrito Federal, Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
INSS, em Brasília, na foto da matéria em destaque. Imagem: Mael Vale/Fato Parlamento.
Share this content:
Publicar comentário