Carregando agora

Entrega de novos ônibus no DF vai atender mais de 140 mil passageiros

Nesta segunda-feira (16), o Distrito Federal deu mais um passo importante para a renovação de sua frota de ônibus. Foram entregues 90 novos coletivos zero-quilômetro, que irão beneficiar milhares de passageiros. A entrega foi realizada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) no Eixão Sul, como parte de um esforço contínuo para melhorar o transporte público na região.

Os novos ônibus são da Volvo, equipados com motores Euro 6, os veículos são mais sustentáveis, emitindo menos poluentes, e possuem portas de ambos os lados, otimizando o embarque e desembarque em corredores exclusivos. O coletivos vão compor a frota da empresa Auto Viação Marechal Brasília, e entrarão em circulação ainda neste mês, atendendo as linhas das regiões do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia, beneficiando cerca de mais de 140 mil passageiros.

“Nos contratos nós cobramos das empresas que houvesse a renovação de todos os ônibus. Com isso nós conseguimos atingir hoje a frota mais moderna do Brasil, com ônibus equipados com toda a tecnologia”, destacou Ibaneis.

O governador destaca também, que vem cobrando que os novos coletivos venham com ar-condicionado, para dar conforto às pessoas que transitam, e que todos os ônibus tenham câmeras internas, com o objetivo de trazer uma certa segurança para a população. Ibaneis explicou ainda durante a cerimônia de entrega, o trabalho que o GDF vem realizando nos últimos anos para melhorar o transporte público:

“Quando nós decidimos acabar com o DFTrans foi o primeiro passo. Depois fizemos uma parceria com o BRB, implantando tecnologia dentro do sistema e acabando com as fraudes. A partir daí, fizemos um trabalho muito forte na reorganização de todas essas linhas, melhorando o atendimento à população, e fizemos um processo de renovação dos contratos também com o apoio do Tribunal de Contas do Distrito Federal, com mais vantajosidade para o sistema e para o governo. Isso implica num esforço que nos permite pagar quase R$ 2 bilhões em subsídios para manter o sistema em funcionamento sem penalizar a população. Isso está alinhado às obras que dão mais conforto para a população circular”.

Ibaneis anunciou também outros avanços no transporte público do DF, como a expansão do BRT, informando que o projeto está sendo conduzido pelo DER em parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura.

“Temos o projeto que está sendo tocado pelo DER em parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, que é o BRT Norte. Já devemos ter a licitação essa semana, iniciando a estação da Asa Norte e nós vamos até Planaltina”, acrescentou Ibaneis.

Atualmente a idade da frota do Distrito Federal é a mais nova do país, com cerca de quatro (04) anos, o trabalho de substituição vem sendo feito desde 2019, com a finalidade de garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete (07) anos de circulação e de dez (10) anos para os articulados e padrons.

Com a entrega dos novos coletivos ficam faltando agora apenas 150 dos 3.049 veículos do sistema público do DF para serem totalmente renovados.

“À medida que estão sendo fabricados, estão sendo entregues. É um processo que não para e a gente conclui ainda nesse primeiro semestre de 2025. Com essa conclusão, nossa média fica abaixo de quatro anos e já temos a frota mais nova do Brasil”, destacou o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves.

Foto da matéria em destaque. Imagem: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília.

Share this content:

Publicar comentário